
A controvérsia sobre JB Carvalho e Nossa Senhora Aparecida tem um núcleo documentado: o líder da igreja frequentada por Flávio Bolsonaro publicou um livro que questiona a devoção católica e o reconhecimento da santa como padroeira. Também tem uma atribuição que precisa ser corrigida sempre que reaparece: não foi comprovado que o candidato tenha um plano para retirar esse título, e ele negou a intenção.
Este aprofundamento reúne a cronologia, a reação de uma entidade de defesa da população negra e o texto da legislação. A ligação religiosa entre Carvalho e Flávio torna a discussão politicamente relevante, mas não permite transferir automaticamente ao senador todas as afirmações de seu pastor.
O que aparece no livro de JB Carvalho
Segundo a apuração do Metrópoles, A Bomba: A verdade pode ser explosiva, publicado em 2001, dedica o capítulo 10 à devoção mariana no Brasil. Carvalho contesta o reconhecimento nacional de Aparecida, questiona o feriado de 12 de outubro e conclama cristãos e parlamentares a se mobilizarem pela mudança. O argumento apresentado é uma interpretação do autor sobre a separação entre religião e Estado; não equivale a uma decisão judicial que tenha invalidado a lei.
O Diário do Centro do Mundo relatou, em 27 de setembro, a associação feita na obra entre o culto a Maria e antigas divindades descritas de maneira depreciativa. O texto utiliza a ideia de prostituição espiritual como acusação religiosa contra a veneração de outras figuras. A notícia anterior do B.E.M. registrou essa cobertura. Aqui, os trechos são tratados como afirmações do livro relatadas pelos veículos, sem apresentar a tese religiosa do autor como descrição histórica comprovada.
Fontes sobre o livro
- Metrópoles: proposta do pastor, capítulo 10 e distinção em relação à posição de Flávio.
- DCM: cobertura dos ataques à devoção mariana, publicada em 27/09/2026.
A ligação com Flávio e a negativa do candidato
Flávio e Fernanda Bolsonaro foram batizados na Comunidade das Nações em 2024. Em dezembro de 2025, o senador fez no templo uma aparição pública após anunciar a pré-candidatura. Esses vínculos são relatados na cobertura do Metrópoles. Diante da circulação da acusação de que pretendia retirar o título de Aparecida, Flávio negou esse plano.
A coluna de Igor Gadelha informou em 26 de setembro que a campanha pretendia utilizar um padre num direito de resposta contra perfis que propagaram a acusação. A mesma reportagem identifica um projeto de 2007 de Victorio Galli sobre o tema. A existência de iniciativa de outro político não a transforma em proposta de Flávio.
O ponto de interesse público é a compatibilidade entre alianças religiosas, discurso de campanha e respeito à diversidade. Essa discussão pode ser feita com perguntas precisas: o candidato conhece o livro? Concorda com a posição do pastor sobre Aparecida? Como pretende garantir a liberdade de crença de todos? A apuração consultada não autoriza preencher essas respostas com uma presunção de concordância.
Fontes sobre a posição do candidato
Por que uma entidade levou o caso à Justiça
Em reportagem de 28 de setembro, Matheus Leitão e Marília Sena informaram que a Associação Protetora dos Desvalidos apresentou uma medida cautelar na Justiça Federal contra a divulgação do e-book. A petição, assinada pelo advogado Hédio Silva Jr., sustenta que a obra incita discriminação religiosa e pede a interrupção de sua propagação.
A associação contesta as associações depreciativas feitas entre Maria, Aparecida e figuras consideradas demoníacas pelo autor, além da responsabilização da padroeira por problemas sociais e econômicos. O argumento da entidade é que tais passagens ultrapassam a discordância teológica e estimulam discriminação contra católicos.
A reportagem deixa claro que o pedido se dirige ao conteúdo de Carvalho, não atribui a Flávio a autoria das passagens e não informava uma ordem judicial de retirada. Não consultamos os autos completos nem localizamos, nesta apuração, um desfecho verificável. Portanto, pedido de providência, alegação da associação e decisão judicial são etapas distintas.
Fonte sobre a reação judicial
O que a lei diz sobre Aparecida e a liberdade de crença
A Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, declara 12 de outubro feriado nacional consagrado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. É esse texto, disponível no Planalto, que permite ao leitor conferir o reconhecimento mencionado na discussão. Uma contestação feita em livro não altera por si só uma lei.
A Constituição protege a liberdade de consciência e de crença no artigo 5º, inciso VI, e veda ao poder público estabelecer cultos, dificultar seu funcionamento ou manter relações de dependência com igrejas, ressalvada a colaboração de interesse público, no artigo 19, inciso I. Esses dispositivos precisam ser considerados conjuntamente: protegem a prática religiosa e limitam a atuação estatal.
A crítica a uma doutrina e a defesa de mudanças legislativas podem integrar o debate público. A conclusão de que determinada manifestação constitui discriminação exige análise jurídica do conteúdo e do contexto. Neste caso, a acusação foi formulada pela entidade autora do pedido; não a apresentamos como condenação do pastor.
Fontes primárias
O que este aprofundamento acrescenta
O livro e a reação judicial permitem examinar o conteúdo da controvérsia, enquanto as fontes legais dão ao leitor condições de avaliar o argumento sobre Estado e religião. A crítica factual pode recair sobre o que Carvalho escreveu e sobre a relação pública do candidato com ele. Para atribuir a Flávio uma medida contra a padroeira, seria necessária evidência específica que não foi demonstrada nas fontes consultadas.
Não houve entrevista própria com Carvalho ou com a campanha. A resposta de Flávio aqui registrada é a negativa publicada pelos veículos. A análise do livro utiliza trechos e descrições da cobertura jornalística, sem afirmar consulta integral à obra ou aos autos judiciais.
Leia a matéria anterior
Licença da imagem
- CC BY-SA 3.0 — José Luiz Bernardes Ribeiro.